quinta-feira, 31 de maio de 2007

Um Convite Especial e Saboroso a Todos os Meus Amigos :)

FESTA DA FAMÍLIA CAIC
Este sábado, dia 2 de Junho de 2007, vai realizar-se no CAIC -Colégio da Imaculada Conceição/Cernache, Coimbra - mais uma grande FESTA DA FAMÍLIA.
Este evento que se realiza já há muitos anos, tem como principais objectivos, a celebração de mais um ano lectivo que chega ao final e também, o convívio com toda a comunidade escolar e seus familiares e amigos.
Pessoalmente acho que é uma altura do ano muito bonita do nosso colégio, pois noto que, pese embora o final do ano sempre complicado em termos de estudo e trabalho para os alunos e restante comunidade, dizia, que noto sempre uma expressão feliz nos nossos "catraios"! Reparo também que há muito mais cumplicidade por parte de todos os professores envolvidos nestas festas! Penso que será este o segredo para que estas Festas da Família acabem por ter sucesso em termos organizativos.
Daí... eu acabar por ser um fã incondicional da Festa da Família do Caic. Desde a parte desportiva em termos de envolvência dos alunos, à actividade do Festival da Canção, à Finalíssima do Clube dos Talentos, ao dia das Barraquinhas, à actividade do teatro da Turma do -Zé (apesar de não poder assistir a esta parte, vejo os ensaios e trabalho que dá! Juro que não é "graxa" :) ... To´-Zé) etc.etc.. Enfim, uma panóplia de acções que dão um trabalho enorme, mas que, como já referi em outra postagem anterior... dá gozo e até, acaba por encobrir de certa forma o cansaço. Essa é que é essa!!!! Mais... depois disto tudo, na segunda-feira seguinte, lá estamos nós no batente como se nada tivesse acontecido.
:) Olhem, não sei porquê mas lembrei-me agora dos meus colegas do ensino público!!!!!!!
Falo desta grande Festa porquê?
Precisamente para vos convidar pessoalmente, via blog, a passar o dia do próximo Sábado na nossa FESTA DA FAMÍLIA no Caic.
Estarão a perguntar o que é que ganham com isso, não é?
Pois bem... só o facto de me verem a assar Chouriças em álcool (e comprarem) com mais uns "perlimpimpins", duma receita antiga que a minha avó me ensinou, já vale a pena.
Mais... muita música, muitas barracas, espectáculos,desporto etc.. Para além disso tudo se forem logo pela manhã, podem ajudar a salvar uma vida. Como?! Bom, é que durante a manhã (como é hábito todos os anos) está no Colégio uma equipa do IPS - Instituto Português do Sangue mais uma produção e promoção da Festa da Família. Se não são ainda Dadores de Sangue, ora aí está uma boa oportunidade para começarem a ser. Acreditem que não custa nada.
Depois, para recuperarem... almoçam no Caic.
Este ano particularmente e excepcionalmente, paralelamente à nossa Festa, há ainda mais uma festa. O Festival SOLNEC ( uma actividade de solidariedade de vários colégios privados e católicos da região de Coimbra).
COMO VÊM... ESTÃO REUNIDAS TODAS AS CONDIÇÕES PARA PASSAREM UM BELO DIA NA NOSSA COMPANHIA. VAI VALER MESMO A PENA.
APAREÇAM
Batutaman
PS: A minha barraca é a do 2º Ciclo. A tal das chouriças assadas, das bifanas e das Pizzas. Ainda... a tal da boa música e de muitos sorrisos e alegria.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Compro cronómetro, mas tem que ser avariado! (Pancadas)!!!

Já há muitos anos que penso em comprar um cronómetro! Que raio de conversa, dizem os meus caros amigos! Mas o que é que isso interessa?! Bom... é que na verdade eu também tenho as minhas "pancadas". Toda a gente as tem. Essa é a verdade. Diz a minha mãe que eu quando era bebé, não brincava com bonecos. Só queria caixas. Pequenas, médias, grandes, ás cores, com tampa sem tampa, não interessava. Tinha é que ser caixa. Se apareciam em casa um par de sapatos novos, eu queria era ver a caixa dos sapatos. Se alguém trazia qualquer coisa para casa numa caixa perfeitinha, eu queria logo a caixa para mim! Diz a minha mãe que a primeira palavra perfeita que eu disse foi:"Caixa". A primeira frase que eu disse foi:" Quero a caixa". O mais engraçado é que ainda hoje, após 46 anos, ainda tenho fascínio por caixas. Guardo todas as caixas que me apareçam em casa (desde que estejam perfeitinhas e bonitas). Enfim... uma pancada que ás vezes é bem pior para outras pessoas. Ao longo da minha vida tenho-me ainda fascinado por outros objectos. Uns com mais utilidade, outros com menos e outros sem nenhuma utilidade. No entanto fico a pensar: Gostava muito de ter isto ou aquilo, mas depois digo para comigo para que quereria eu tal objecto?! Mas continuo ao longo dos anos com atracção por isto ou aquilo mesmo sem utilidade nenhuma para mim. Veio-me esta conversa à cabeça, porque hoje, com alegria, descobri que já arranjei um pretexto, para adquirir um desses objectos que há anos me fascina, e como tal, me "perseguem" dentro da minha mente! Ou seja, sempre tive uma atracção por relógios e cronometro. Bom... relógios tenho ao longo dos anos arranjado alguns porque como é óbvio, dão sempre jeito. Agora... cronometro, sempre gostei deles mas nunca arranjei nenhum porque nunca vi utilidade na minha pessoa, melhor, na minha vida. No entanto, finalmente, hoje alguém me demonstrou (para meu espanto, mas não faz mal), que a partir de agora na minha vida profissional, vou necessitar de um cronometro. Espectacular... finalmente vou ter um objecto que me perseguia desde mil novecentos e troca o passo. E melhor, com utilidade profissional. Tenho é um pequeno problema. Alguém me disse que tal objecto não é muito barato. Será que se eu comprar um só com 3 ou 4 minutos de marcação ficará mais barato? :) Fica o pedido: Se alguém quiser vender um cronómetro que marque de cada vez só 3; 3,5 ou 4 minutos, EU COMPRO ( se fôr avariado melhor). Tenho alguma urgência. É provável que só comece a ser necessário para o próximo ano, mas atenção... eu necessito de treinar. Por isso a urgência! Vá... digam lá: " Mas que raio de conversa é esta Batutaman?; que história é esta do cronometro?!; Não vêm grande sentido neste texto?!" Deixem lá... não se arreliem. É que eu também não! Aliás, será que depois não me irei esquecer do cronometro em casa por falta de uso ou por falta de habilidade... distraído como sou... sei lá!!!!!!
:) :) :) Pessoal da Orquestra, a partir de Setembro vai ser assim: As peças nos ensaios não vão poder ser tocadas mais de 3 ou 3.5 m.. Nos espectáculos a mesma coisa. É que quem precisa de treinar sou eu. Admirados?!!!! Não liguem a este MAN. É a brincar.
Batutaman
PS: Se conseguiram ler este texto maluco em menos de 3 m., não necessitam de adquirir o dito cujo. :)

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Pequenos e leves traços de Pintura Musical

Ontem quarta-feira, pelas 17h., mais coisa menos coisa, chovia torrencialmente, estava eu em casa quando o meu telemóvel toca. Eu... atendo! Era o meu colega e amigo João X. Perguntava-me então se eu estava a tocar violino naquele momento?!?! Eu disse-lhe que não! Ele disse então que estava no colégio (CAIC), num gabinete, quando começa a ouvir um belo e encantado solo de violino ao mesmo tempo que chovia torrencialmente. Esta mistura, chuva/violino já por si bonita, mais maravilhosa era porque a música que se ouvia, vindo da mata do colégio (da direcção da sala de música) entoava o célebre Winter de A.Vivaldi. Ora como no Caic, um dos prof. toca violino (eu), calculou o amigo João que seria eu que estaria a interpretar violino. Daí ele telefonar-me.
Mas se eu estava em casa, quem estaria a tocar violino?!
Pensei, pensei e cheguei à conclusão que só poderia ser o Pedro Tiago, professor de instrumentos de cordas do Caic.
Disse então ao João X. que quem estaria a tocar violino seria o P.Tiago. Ele ficou espantado!
Disse o João:" Oh Rui não calculas o tão agradavel e bonito que está a acontecer aqui onde eu estou a ouvir este som tão lindo que vem lá de cima da mata"
Voltei a dizer-lhe que era o P. Tiago. Perguntou-me de seguida quem era tal artista!
Como pelo telefone não dá para estar com grandes explicações, só lhe disse que o Tiago era o meu "Chefe de Orquestra", 1º Violino da Orquestra Juvenil do CCPOH.
O meu amigo João (eu sei) é um fã da Orquestra Juvenil, pois já teve o privilégio de assistir a alguns dos seus concertos, (até já serviu de motorista para alguns elementos no primeiro concerto desta no Caic) disse logo que já estava a ver quem era!
Deu-me os parabéns por ter tal aquisição no colégio e na Orquestra, por ter ajudado a formar este jovem e por ele ser um excelente músico.
Muito bem... a razão de eu estar a falar aqui nesta pequena história prende-se por dois aspectos:
O primeiro, é o facto de me sentir orgulhoso ao ouvir as pessoas a falarem assim dos meus alunos e ou antigos alunos. É sinal que a escola do Clube de Caça e Pesca de OHP, tem ensinado muito bem, tem formado bem, tem dado muitos frutos. Afinal estamos a apresentar óptimos resultados. Por outro lado, sei que da Escola de música do Clube de Caça e Pesca têm saído mais músicos desta natureza. Muito importante para mim!
O segundo motivo é que fiquei com uma inveja terrível do João X., por não estar ao pé dele a ouvir o P.Tiago a tocar Violino (ainda por cima Vivaldi), naquele ambiente maravilhoso que é a quinta do CAIC.
Deve ter sido espectacular!! Com aquela chuva toda e a ouvir o Winter? Meu Deus!
João...parabéns para ti por teres tido esta oportunidade. São estes pequenos e leves traços de pintura musical que ás vezes têm mais significado e valor do que até um grande Concerto com uma grande Orquestra, numa qualquer Sala com todas as condições acústicas.
Parabéns também para ti Tiago. Para além de tocares excelentemente, deste um concerto privado para o meu amigo J.X., sem te aperceberes... e como sempre, muito bem. Continua, olha que o ambiente do Bosque do Caic, é altamente inspirador. Sei o que digo.
Batutamen

domingo, 20 de maio de 2007

Um sorriso para o Stress :)

Isto deve ser por estar a chegar ao fim do ano lectivo... mas ando numa fase, sem deitar culpas para ninguém, que ás vezes, só me apetece fazer isto a alguns! Eles na verdade não têm culpa, a minha paciência é que está já na "red line". Berrrrrrrrr.... Já só vou resolver bem este problema em Setembro.
Devem ser as férias que começam a dar sinais.

:) :) :) é preciso é alegria e já agora... boa vida!

Calma Man... calma man!

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Já que ando numa de experimentar a "brincar" com estas cenas dos blogs (grandes novidades para mim, em termos de construção e reajustamentos), resolvi tentar publicar mais duas imagens! Neste caso, dois símbolos que para mim têm muito significado.
O símbolo do Clube de Caça e Pesca do Oliveira do Hospital, instituição com 33 anos, com "N" secções, de todos os quadrantes culturais e desportivos. Este Clube (o maior em nº de sócios e actividades de OHP), foi quem nos abriu as portas em 1991 (a mim e ao Paulo Valença), para a formação da primeira Escola de Música de Oliveira! Foi até hoje, com muiiiiiitas peripécias e sempre a crescer! De tal modo que acabou por produzir a Orquestra Juvenil de Oliveira do Hospital. www.ccpoh.com
O símbolo do CAIC, Colégio da Imaculada Conceição, Cernache. O meu local de trabalho semanal! A quinta, bem linda, com gente também muito bonita. A casa onde "ganho o pão" desde há 12 anos. Talvez a única Escola do País onde se pode fazer um grande Festival da Canção! Talvez o único local como escola onde em vez de se ensinar muitas teorias sobre música aos garotos, se ensine antes de tudo a gostarem de música e a vibrarem com ela!! (Esta foi profunda. Hem?!) Mas acreditem que é verdade. Caso contrário... festival? Niep... Niep :)
Terminando, que posso eu mais querer?
Tenho as 3 coisas mais perfeitas que um homem pode querer:
  • Uma família linda com dois "putos" bem fiches (Bia e Gui)
  • Uma Escola de música com uma Orquestra de "músicos" muiiiita fiches (todos eles)
  • Uma Escola (colégio), lindo de fazer muita "Dolor de Cotovele" com "malta" e "músicos" muito fiches (todos eles).

Aqui fica expressa a minha satisfação pelo meu trabalho do dia a dia! É certo que ás vezes aparecem uns espetos, Chico espertos, empecilhos pelo caminho mas... quem não os tem no percurso da sua vida? Se calhar até é bom que eles apareçam para dar maior valor ás coisas que gosto mesmo fazer.

Tenho é que pensar em arranjar um emblema /símbolo para a parte da família!! Tipo brasão. Assim em vez de 2, hoje apresentava 3 emblemas! :) Tipo:Família Pinto das Práiras. (Práiras é o local da minha descendência em terras da Beira! (SONHA PINTO)

Abraços :) Batutaman

quarta-feira, 16 de maio de 2007

AQUI ESTÁ O MEGA ESPECTÁCULO A CHEGAR A CERNACHE...LINDO :)

Dia 16 de Junho pelas 21h., no Salão de Festas do CAIC vai ter lugar o Mega Espectáculo do Festival da Canção do Caic: XXXIII edição!
Vinte cinco (25) Canções a concurso, todas inéditas!!!!!!!!!!
Uma Super Equipa: Professores Rui Pinto; Rui Pedro; Maria Adelina; Margarida Rodrigues; Celina; Maria João Soares; Carla Lapa; Susana Devesa. Ainda a participação do João Almeida e do Filipe (alunos do Clube de Música).
No entretanto, muito mais gente do Caic se irá envolver: Apresentadores (6); Jurí (6); Informáticos (2); Clube de Dança (muitos); Clube de Moda (muitos); Cantores (Muitos); Público (centenas); etc..
Ora aqui está o Cartaz. Mais?
Venham assistir a esta Super Festa, porque contado... não dá! :)
Batutaman

domingo, 13 de maio de 2007

O meu Festival! O Festival de Música Caic 2007

Hoje apeteceu-me "dar seca" contando a minha experiência de professor de música e de músico no colégio onde trabalho. Acreditem que de monotonia não tem nada.
Vou só começar a falar das actividades a partir de Abril, porque para trás era necessário vinte blogs!
Assim, a partir de Abril, já não contando com as aulas de Ed.Musical curriculares, aulas de Área de projecto e de Direcção de turma que tenho que dar, temos o "Celebre" Festival da Canção Caic. Sim, celebre porque já tem 33 anos de existência! Espantoso!!!!
Eu pessoalmente já estou na sua organização desde 1995. Desde há 5 anos a esta parte também já tenho a ajuda de outro colega de Música (Rui Pedro). Então e o que é que fazemos nesta organização? Pois bem, temos que inventar as músicas, temos que fazer os respectivos arranjos, gravar, preparar as letras feitas pelos alunos (ás vezes, também temos que as fazer), preparar coreografias, ensaiar as músicas com os alunos, preparar a logística do festival, fazer os vídeos para cada canção, preparar a cenografia(com a ajuda desde há 12 anos da Maria Adelina, professora de EV e com excelente sentido estético), temos ainda que promover o evento, incentivar a comunidade escolar e extra escolar e realizar o Festival que este ano vai ter lugar no dia 16 de Junho pelas 21h, no salão de festas do Caic em Cernache-Coimbra.
Parece muito trabalho? Pois é sim senhor!
O engraçado disto tudo é que eu não me estou a queixar. De facto toda esta organização dá uma trabalheira enorme, mas dá-me um prazer enorme em o realizar. Para já, só o facto de estar a fazer música e levar este trabalho a concurso é já um desafio. Depois, só o facto de estar a organizar o festival, toda a dinâmica do evento, etc., para mim é uma actividade que gosto imenso de fazer. Portanto, embora o trabalho seja muito, ele deixa de cansar ou pesar, só pelo facto de dar prazer!
Só por curiosidade, sabem quantas melodias, arranjos (músicas completas) já fiz no CAIC, só para o Festival da Canção desde há 12 anos? - Mais de 200 músicas. Volto a repetir: mais de 200músicas só para o Festival! LINDO. Bom se contar com as músicas que o meu colega de trabalho já fez desde que veio trabalhar comigo, serão para aí 250 ou mais!!!. É preciso muita inspiração e mais transpiração para se chegar a este ponto. Ok, temos a ajuda dos sintetisadores, dos computadores, dos samplers, dos gravadores, mas continua a ser uma labuta terrível!
Eu sei que este evento é um festival daqueles de "trazer por casa" e como tal, talvez não me dê grande fama, mas para mim, dá-me prática constante na elaboração das canções, dá-me prazer em ver os alunos a lutarem por uma canção e a esforçarem-se para ganhar algo e serve como um escape para o trabalho do dia a dia, que embora ligado à música não deixa de criar stress.
Mas... se quiserem mesmo sentirem estas palavras que eu acabei de escrever, só há um solução :) É assistirem ao Festival (dia 16/06/ 2007, 21h. -CAIC) e depois... depois se calhar é voltar a lerem este texto!
Abraços
Batutaman

terça-feira, 8 de maio de 2007

AI MUNDO!

Hoje estou a ver na TV um debate sobre o desaparecimento da menina inglesa no Algarve. No meio deste debate, comecei a pensar neste mundo que me parece cada vez mais perdido! Deste modo, lembrei-me de um pequeno conjunto de versos em quadra, que escrevi no meu "livro secreto" em 1997.
Muita gente tem um livro secreto que não mostra a ninguém, mas ás vezes... gostariam que outras pessoas tivessem conhecimento dos seus escritos!
Vá-se lá saber porquê! :) .
Fui buscar o dito livro e reli o que escrevi. Acho que me fez bem. Daí, pensar em partilhar o meu pensamento neste poema:
Chegou a hora de acordar,
Chegou a hora de reflectir,
todos temos que ajudar
este mundo que não está para rir!
Meio mundo passa fome,
Outro meio a encher-se,
meio mundo já não come,
outro meio a lamber-se!
Se a vida assim continua,
e ninguém meter travão,
um dia em qualquer rua,
nenhum homem terá razão!
Mão branca, amarela ou preta,
para o mundo não faz mal,
isto das cores é uma treta,
porque todo o homem é igual!
Mas... já há muitos anos,
um "grande" Amigo falava nisto,
Pois ele perdoava todos estes "enganos",
Quem mais poderá ser?!... Jesus Cristo
R P- pode ser que dê para reflectir. Se não... paciência.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

DISSE BEM: PROTOGAL

:(
Hoje fiquei assim :(
O dia até tinha corrido bem. Ensaiei da parte da manhã 3 turmas para o Festival da Canção do CAIC, dei alguns berros por causa do barulho (normal), vim para casa, almocei, fui ao hiper ás compras terminei no estúdio a preparar mais músicas para o dito Festival! Ok, um dia normal, não fosse o que aconteceu ao fim da tarde minha porta e a uma vizinha!???
Então é assim: O filho da minha vizinha (puto de 2,5 anos), teve um acidente em casa. Ao que parece, o miúdo a correr dentro de casa, tropeçou e bateu com a cabeça numa porta! Aquilo parece que foi mesmo grave, pois o sangue era muito e a mãe, reparou que o cachopo tinha a cabeça partida e o lábio superior aberto. Portanto, como referi,um caso grave. No meio disto tudo, a senhora ficou apavorada e chamou logo o 112 (INEM p´ros amigos). Depois de algumas perguntas e depois de saberem a idade do puto, eles responderam que era mesmo um caso grave e que portanto, iría logo uma ambulância. Tudo bem, a mãe vai de tentar aliviar o miúdo com uns panos na cabeça etc.,etc.
O tempo foi passando e quando se apercebe no meio dos berros do miúdo,já tinham passado 20 m. e o INEM sem aparecer. A senhora começa a desesperar e vai de ligar para o sogro, (pois o marido encontrava-se fora de CBR) a pedir ajuda! O senhor que estava em S.Martinho do Bispo (cerca de 6Km), vai de descalçar os chinelos, vestir-se e por-se a caminho. Como era mais ou menos hora de ponta, ainda apanhou transito à entrada da ponte mas... lá chegou ao Monte Formoso!
Agora reparem... consegue chegar à frente da ambulância e leva o puto para o Hospital. Claro que quando a dita chegou... não havia ninguém para levar. Total de tempo passado: 37m.
Ao fundo do M.F., em frente à rodoviária é suposto haver 2 ambulâncias da Cruz Vermelha ao serviço do INEM; mais abaixo nos B.Voluntários, é suposto haver mais âmbulancias do INEM; ao fundo da Solum, é suposto haver mais 3 ou 4 ambulâncias do INEM; no HUC, é suposto haver mais ambulâcias; Brasfemes; Sapadores etc., etc.
É ou não uma VERGONHA?!
Estamos ou não estamos em PROTOGAL?!
Mas porque não acontece isto ao Sr.Ministro da saúde ou à sua comandita?
Começo a pensar na verdade que SAÚDE é só para ricos. Afinal onde está esta gente a trabalhar? Quem é responsável por tudo isto?
Não haverá ninguém que ponha travão nestes incompetentes, inergumes ou lá o que eles são?
Só me resta a música!
Olhem para me acalmar, vou por os Fones ligados ao Portátil evou ouvir e ver em DVD os PINK FLOYD :)

terça-feira, 1 de maio de 2007

REFÚGIOS... CAMINHOS...ENFIM!!!!!! Nas cordas de uma RGX 620, com um amplificador Marchallde 5ooW e a ajuda de uma pedaleira Yamaha... dou por mim a estilhaçar num solo em MiMaior. Toquei, toquei, toquei sem me aperceber do tempo que passava! Não há sombra de dúvidas que quando estamos em baixo, o refúgio de uma Guitarra é divinal. Mas mesmo bom, é sentir e vibrar com esse som. Mas para ser mesmo muito bom é abstrairmo-nos da vida a tocar e... improvisar! Improvisar até o tempo passar, passar e passar, de forma a nos aliviar a alma e o coração. Há quem pense que um Caldo de droga ou uns drunfs com pastilhas fazem a mesma coisa!!!! Mas... e depois? O Resto?!Tenho na verdade um grande e bom "Vício". Maior que qualquer substancia snifada, injectada ou tomada (nunca experimentei dessas, mas pelo que vejo nos rostos desses farrapos que se arrastam pelas ruas, tenho a certeza que é coisa que nunca hei-de fazer). Um vício que de facto me alivia e me ajuda a concentrar: A Música! É mesmo bom. E se fôr eu a executar, a misturar as notas, os sons... então, tanto melhor. Maior é o prazer e a curte. Assim sim. É interessante que à medida que vou ficando mais velho, maior é o gozo e o prazer. Bom, também começo a ficar mais "refinado" no gosto e na qualidade daquilo qu toco.Também as amarguras e as coisas boas da vida nos ensinam a brotar as melodias de forma mais... diria "perfumadas". È isso: PERFUMADAS. Ora aí está um termo que me veio agora à cabeça para definir uma bonita melodia. Seja.Que tal um exemplo vivido muitas vezes por mim:Faz-se um arranjo em ritmo Blue. Deixa-se uma pista livre para Solar de improviso uma guitarra bem apetrechada ao nível de efeitos e aí vai disto. É delirante.Eis um dos meus doces "pecados" para me aliviarem das amarguras da vida :)Possivemente, será (quem sabe?) uma das minhas ajudas ou um dos caminhos para tentar alcançar o Mágis na vida e na música. Quem sabe?
BatutaMan

BatutaMan: isto da Música mexe com tudo na vida! Extraordinário!

Para abrir... claro que tenho que falar de música! Como é a primeira ocasião num Blog que "aparentemente" é meu, achei que deveria abrir com um daqueles chavões sobre "o que é a música?" ou... "para que serve a música?" ou ainda... "eu acho que a música...". Depois de "várias horas" a pensar!!!, cheguei à simples conclusão que deveria abrir este blog apenas com uma afirmação que para mim é bem real e que cada vez tem mais significado: O SILÊNCIO TAMBÉM É MÚSICA! Agora... olhem escrevam, opinem, mas de preferencia sobre música. Ok! podem também falar de política, mas... Ok! podem também falar do Benfica, mas... não batam muito :) Ok! podem falar da Escola de Música do CCPOH, mas...~ OK! podem falar da Orquestra Juvenil do CCP Oliveira do Hospital, mas... podem falar muito! Ah... mas não batam mais nas lindas fardas azuis, ou serão cinzentas?! Nam... parecem verdes azuladas! Ok... pronto, cor de Burro quando foge! Aproveitem e ocupem bem este espaço. Beijos e ou abraços RP Batutaman