domingo, 13 de maio de 2007

O meu Festival! O Festival de Música Caic 2007

Hoje apeteceu-me "dar seca" contando a minha experiência de professor de música e de músico no colégio onde trabalho. Acreditem que de monotonia não tem nada.
Vou só começar a falar das actividades a partir de Abril, porque para trás era necessário vinte blogs!
Assim, a partir de Abril, já não contando com as aulas de Ed.Musical curriculares, aulas de Área de projecto e de Direcção de turma que tenho que dar, temos o "Celebre" Festival da Canção Caic. Sim, celebre porque já tem 33 anos de existência! Espantoso!!!!
Eu pessoalmente já estou na sua organização desde 1995. Desde há 5 anos a esta parte também já tenho a ajuda de outro colega de Música (Rui Pedro). Então e o que é que fazemos nesta organização? Pois bem, temos que inventar as músicas, temos que fazer os respectivos arranjos, gravar, preparar as letras feitas pelos alunos (ás vezes, também temos que as fazer), preparar coreografias, ensaiar as músicas com os alunos, preparar a logística do festival, fazer os vídeos para cada canção, preparar a cenografia(com a ajuda desde há 12 anos da Maria Adelina, professora de EV e com excelente sentido estético), temos ainda que promover o evento, incentivar a comunidade escolar e extra escolar e realizar o Festival que este ano vai ter lugar no dia 16 de Junho pelas 21h, no salão de festas do Caic em Cernache-Coimbra.
Parece muito trabalho? Pois é sim senhor!
O engraçado disto tudo é que eu não me estou a queixar. De facto toda esta organização dá uma trabalheira enorme, mas dá-me um prazer enorme em o realizar. Para já, só o facto de estar a fazer música e levar este trabalho a concurso é já um desafio. Depois, só o facto de estar a organizar o festival, toda a dinâmica do evento, etc., para mim é uma actividade que gosto imenso de fazer. Portanto, embora o trabalho seja muito, ele deixa de cansar ou pesar, só pelo facto de dar prazer!
Só por curiosidade, sabem quantas melodias, arranjos (músicas completas) já fiz no CAIC, só para o Festival da Canção desde há 12 anos? - Mais de 200 músicas. Volto a repetir: mais de 200músicas só para o Festival! LINDO. Bom se contar com as músicas que o meu colega de trabalho já fez desde que veio trabalhar comigo, serão para aí 250 ou mais!!!. É preciso muita inspiração e mais transpiração para se chegar a este ponto. Ok, temos a ajuda dos sintetisadores, dos computadores, dos samplers, dos gravadores, mas continua a ser uma labuta terrível!
Eu sei que este evento é um festival daqueles de "trazer por casa" e como tal, talvez não me dê grande fama, mas para mim, dá-me prática constante na elaboração das canções, dá-me prazer em ver os alunos a lutarem por uma canção e a esforçarem-se para ganhar algo e serve como um escape para o trabalho do dia a dia, que embora ligado à música não deixa de criar stress.
Mas... se quiserem mesmo sentirem estas palavras que eu acabei de escrever, só há um solução :) É assistirem ao Festival (dia 16/06/ 2007, 21h. -CAIC) e depois... depois se calhar é voltar a lerem este texto!
Abraços
Batutaman

2 comentários:

Unknown disse...

Amigo Rui, este não é, de modo algum um "festival de trazer por casa". É um festival que "faz a casa", que identifica e representa o nosso Colégio. Um festival que, como dizes, não dá fama mas, também, nunca foi esse o teu objectivo. Se fosse, seria fácil procurá-la. Desconheço outro evento desta envergadura no universo das escolas portuguesas. O que sei que te move, porque tenho tido o prazer de assistir ao Festival há meia dúzia de anos, é vencer, a cada ano que passa, a monumentalidade da tarefa arrecadando, com isso, a gratidão dos alunos que ensaias, a satisfação das famílias e o reconhecimento de todos os que assistem. Sublinhe-se que te sabes rodear de uma fantástica equipa.
Este ano confio que o Festival continuará em...<..."crescendo"!

rpviolino BATUTAMAN disse...

Quando digo "trazer por casa",não é de forma a desvalorizar a qualidade e ou o trabalho! É pelo facto de ser feito dentro de portas do Colégio. Não ser um evento que tenha que "prestar" provas perante um país ou uma grande região. Se calhar, se assim fosse,não me verias lá! Na verdade o que importa é o efeito que o Festival produz na nossa comunidade. Isso sim!
Quanto à equipa deste ano,para além do Rui Pedro e da Adelina, temos uma nomeação obrigatoria dos "altissimos" (Marg. Rod.), que ao que parece,está com vontade de trabalhar! Tanto que conversando comigo e com o Rui Pedro, chegámos à conclusão que convidando mais umas "X" pessoas, se formaria uma verdadeira equipa para trabalhar neste evento. Olha João... estou surpreso pela positiva! Penso que deves confiar mais uma vez nesta festa.
Abraço
Batutaman