quinta-feira, 24 de maio de 2007

Pequenos e leves traços de Pintura Musical

Ontem quarta-feira, pelas 17h., mais coisa menos coisa, chovia torrencialmente, estava eu em casa quando o meu telemóvel toca. Eu... atendo! Era o meu colega e amigo João X. Perguntava-me então se eu estava a tocar violino naquele momento?!?! Eu disse-lhe que não! Ele disse então que estava no colégio (CAIC), num gabinete, quando começa a ouvir um belo e encantado solo de violino ao mesmo tempo que chovia torrencialmente. Esta mistura, chuva/violino já por si bonita, mais maravilhosa era porque a música que se ouvia, vindo da mata do colégio (da direcção da sala de música) entoava o célebre Winter de A.Vivaldi. Ora como no Caic, um dos prof. toca violino (eu), calculou o amigo João que seria eu que estaria a interpretar violino. Daí ele telefonar-me.
Mas se eu estava em casa, quem estaria a tocar violino?!
Pensei, pensei e cheguei à conclusão que só poderia ser o Pedro Tiago, professor de instrumentos de cordas do Caic.
Disse então ao João X. que quem estaria a tocar violino seria o P.Tiago. Ele ficou espantado!
Disse o João:" Oh Rui não calculas o tão agradavel e bonito que está a acontecer aqui onde eu estou a ouvir este som tão lindo que vem lá de cima da mata"
Voltei a dizer-lhe que era o P. Tiago. Perguntou-me de seguida quem era tal artista!
Como pelo telefone não dá para estar com grandes explicações, só lhe disse que o Tiago era o meu "Chefe de Orquestra", 1º Violino da Orquestra Juvenil do CCPOH.
O meu amigo João (eu sei) é um fã da Orquestra Juvenil, pois já teve o privilégio de assistir a alguns dos seus concertos, (até já serviu de motorista para alguns elementos no primeiro concerto desta no Caic) disse logo que já estava a ver quem era!
Deu-me os parabéns por ter tal aquisição no colégio e na Orquestra, por ter ajudado a formar este jovem e por ele ser um excelente músico.
Muito bem... a razão de eu estar a falar aqui nesta pequena história prende-se por dois aspectos:
O primeiro, é o facto de me sentir orgulhoso ao ouvir as pessoas a falarem assim dos meus alunos e ou antigos alunos. É sinal que a escola do Clube de Caça e Pesca de OHP, tem ensinado muito bem, tem formado bem, tem dado muitos frutos. Afinal estamos a apresentar óptimos resultados. Por outro lado, sei que da Escola de música do Clube de Caça e Pesca têm saído mais músicos desta natureza. Muito importante para mim!
O segundo motivo é que fiquei com uma inveja terrível do João X., por não estar ao pé dele a ouvir o P.Tiago a tocar Violino (ainda por cima Vivaldi), naquele ambiente maravilhoso que é a quinta do CAIC.
Deve ter sido espectacular!! Com aquela chuva toda e a ouvir o Winter? Meu Deus!
João...parabéns para ti por teres tido esta oportunidade. São estes pequenos e leves traços de pintura musical que ás vezes têm mais significado e valor do que até um grande Concerto com uma grande Orquestra, numa qualquer Sala com todas as condições acústicas.
Parabéns também para ti Tiago. Para além de tocares excelentemente, deste um concerto privado para o meu amigo J.X., sem te aperceberes... e como sempre, muito bem. Continua, olha que o ambiente do Bosque do Caic, é altamente inspirador. Sei o que digo.
Batutamen

6 comentários:

Unknown disse...

De facto amigo Rui, fui um privilegiado naquele dia. No meio de uma tempestade diluviana, sob o ribombar de trovões, de repente, uma nota de música simples, do tamanho de um arco de violino, rasga o sapateado das gotas de chuva nas folhas da vegetação envolvente. Lá do alto, por entre as copas das árvores, começam a descer, como gotas, as notas que Vivaldi entreteceu numa gratidão sentida aos elementos. Pasmadas, as aves lançam o olhar interrogador na direcção daquele que teve a ousadia de perturbar, assim, o silêncio respeitoso que a tormenta exigia. Em comunhão com a mortalha de água que caia dos céus e com o cheiro adocicado de uma terra que se renova em cor, o violino ali continuou, dando sentido à paisagem. Soube, depois, que este pequeno milagre aconteceu numa breve pausa entre duas lições de música e lembrei-me do que disse John Lennon: "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro". Os meus parabéns ao Tiago pela inspiração e espontaneidade da sua música e, por ele, a minha homenagem ao seu Mestre, e meu amigo, Rui Pinto.

Serenidade disse...

sinto um pouco de inveja ao ler este post... quem me dera ter estado do outro lado a ouvir esta pintura mágica... é verdade quando se diz que tudo o que é espontâneo nos sai do coração e é verdadeiro... nunca conheci o Tiago de outra maneira... Não é por ser amiga do Tiago desde sempre... é por lhe reconhecer o mérito, o trabalho e a dedicação... FOi merecida esta "pequena homenagem".
Chuva e violino... fico arrepiada só de pensar...

Unknown disse...

Que o mundo caia aos pés daquele que se deixa envolver com a música...

Que se louve aquele que eleva a alma á voz do violino...

Que se pinte o sonho daquele que é capaz de viver um cenário assim...

Que a chuva não ouse apagar a vibração das notas do coração...

Que se faça renascer Vivaldi em cada nota suspirada...

Porque uma vida sem música é como um livro fechado, incapacita-nos de sonhar... E sem sonho não há cor e sem cor não há forma e sem forma não há existência...

Parabéns ao grande violinista :) ...

Moura disse...

Bonita história. Gostei muito dessa expressão "pintura musical". Em História da Arte sempre achei que ao estudar e analisar as obras arquitectonicas, escultóricas ou pictóricas deviamos ouvir os sons da época...já que seriam esses os sons que o próprio artista ouviria e o inspiraria.
Seria interessante numa próxima reunião geral de educadores termos um pequeno/grande momento de música desse teu fruto musical. Tipo lusco-fusco, 6-7 minutos...
Um abraço

Xana - o 4º Violino disse...

Pois é... o que o professor não sabe é que o seu "fruto musical" se inspira aqui na sua "chenca"!Ahahah! Mas é verdade: o meu Tiaguinho é realmente sublime naquilo que mais gosta de fazer!!! Obrigada, amor, por me brindares com estes prazeres melodiosos; Obrigada, RuPi, por fazer nascer e crescer tal prodígio!!! Um grande beijinho para ambos!!!

Tiago disse...

Pela descrição deve ter sido um momento espectacular. Também gostava de lá ter estado a ouvir.

P.S.- Na foto no meu blog, os olhos pequeninos são mesmo do seu computador.xD.
A sua guitarra em som não deve ficar em nada atrás da do Phil Case, mas a dele tem um pequenino pormenor que a sua não tem, a dele foi dos Bee Gees.
Um Abraço.