quarta-feira, 2 de maio de 2007

DISSE BEM: PROTOGAL

:(
Hoje fiquei assim :(
O dia até tinha corrido bem. Ensaiei da parte da manhã 3 turmas para o Festival da Canção do CAIC, dei alguns berros por causa do barulho (normal), vim para casa, almocei, fui ao hiper ás compras terminei no estúdio a preparar mais músicas para o dito Festival! Ok, um dia normal, não fosse o que aconteceu ao fim da tarde minha porta e a uma vizinha!???
Então é assim: O filho da minha vizinha (puto de 2,5 anos), teve um acidente em casa. Ao que parece, o miúdo a correr dentro de casa, tropeçou e bateu com a cabeça numa porta! Aquilo parece que foi mesmo grave, pois o sangue era muito e a mãe, reparou que o cachopo tinha a cabeça partida e o lábio superior aberto. Portanto, como referi,um caso grave. No meio disto tudo, a senhora ficou apavorada e chamou logo o 112 (INEM p´ros amigos). Depois de algumas perguntas e depois de saberem a idade do puto, eles responderam que era mesmo um caso grave e que portanto, iría logo uma ambulância. Tudo bem, a mãe vai de tentar aliviar o miúdo com uns panos na cabeça etc.,etc.
O tempo foi passando e quando se apercebe no meio dos berros do miúdo,já tinham passado 20 m. e o INEM sem aparecer. A senhora começa a desesperar e vai de ligar para o sogro, (pois o marido encontrava-se fora de CBR) a pedir ajuda! O senhor que estava em S.Martinho do Bispo (cerca de 6Km), vai de descalçar os chinelos, vestir-se e por-se a caminho. Como era mais ou menos hora de ponta, ainda apanhou transito à entrada da ponte mas... lá chegou ao Monte Formoso!
Agora reparem... consegue chegar à frente da ambulância e leva o puto para o Hospital. Claro que quando a dita chegou... não havia ninguém para levar. Total de tempo passado: 37m.
Ao fundo do M.F., em frente à rodoviária é suposto haver 2 ambulâncias da Cruz Vermelha ao serviço do INEM; mais abaixo nos B.Voluntários, é suposto haver mais âmbulancias do INEM; ao fundo da Solum, é suposto haver mais 3 ou 4 ambulâncias do INEM; no HUC, é suposto haver mais ambulâcias; Brasfemes; Sapadores etc., etc.
É ou não uma VERGONHA?!
Estamos ou não estamos em PROTOGAL?!
Mas porque não acontece isto ao Sr.Ministro da saúde ou à sua comandita?
Começo a pensar na verdade que SAÚDE é só para ricos. Afinal onde está esta gente a trabalhar? Quem é responsável por tudo isto?
Não haverá ninguém que ponha travão nestes incompetentes, inergumes ou lá o que eles são?
Só me resta a música!
Olhem para me acalmar, vou por os Fones ligados ao Portátil evou ouvir e ver em DVD os PINK FLOYD :)

2 comentários:

Unknown disse...

Ora viva, amigo Rui! Bom olhos te vejam aqui pela blogosfera. Em primeiro lugar quero dar-te os parabéns pela tua iniciativa, pelo design gráfico deste espaço e pelos temas abordados. Quando a esta situação que nos relatas, é pena perceber que é bem característica deste país que prima pela desorganização generalizada e pelo desrespeito pelos valores mais básicos da vida em sociedade. O grau de desenvolvimento de um país mede-se, não pelo PIB, mas pelo modo como a Saúde e a Educação dos cidadãos é organizada. Este exemplo que nos trazes é a radiografia perfeita deste "Protogal" que é o nosso, de um Portugal que se encontra numa fase embrionária, de um "Proto-Portugal". Um abraço.

Serenidade disse...

é realmente cruel saber estas coisas... é triste saber que é assim que o nosso país funciona...
Mas afinal ninguém disse que era fácil viver... e sobreviver...
é preciso lutar muito...
espero que o menino recupere depressa...