quarta-feira, 4 de julho de 2007

MÚSICA PARA BEBÉS EM OLIVEIRA DO HOSPITAL

Foi hoje dia 4 de Junho de 2007
Numa organização das IPSS do Concelho de OHP, com a produção da Escola de Música do Clube de Caça e Pesca, teve lugar na mesma Escola, a Segunda acção de Música para Bebés.
No ano passado , por esta mesma altura, foi no salão dos Bombeiros Voluntários num concerto único que juntou dezenas de crianças de poucos meses de idade até aos 2 anos! Foi muito bonito mas com muita confusão, pois o murmúrio dos pais, "estragou" de certa forma a nossa ideia de trabalho.
Este ano, resolvemos desenvolver este trabalho na nossa Escola e em duas fases. Das 18h. 30m. ás 19h. 30m., foi o concerto para bebés de meses. Desta vez, "isolámos" os pais o mais possível, só com apoio das Educadoras das Escolas e dos nossos músicos. Foi muito bonito, pois executámos várias peças musicais individuais e em pequenos grupos, utilizando os mais variados instrumentos e de timbres diferentes. Houve várias reacções! Desde o o bebé que adormecia ao som da melodia, ao bebé que abanava o rabito "almofadado" de fraldas, até aquela bebé a olhar curiosa para o violinista que tocava para ela, enquanto esta se entretia com um dedito enfiado na boca do bebé vizinho! Só visto. Eram expressões muito engraçadas mas... atentas.
Ás 21h. levámos a cabo mais um concerto para garotos até aos 2 anos de idade. Com este público, o repertório tinha que ser um pouco mais mexido, mais dinâmico e mais partilhado. É que estes ouvintes são extremamente exigentes. Gostam de ouvir mas também querem experimentar. Assim foi... os músicos tocaram, tocaram, mas depois houve necessidade de repartir vários instrumentos musicais por entre este público especial! Daí, partiu-se para um concerto em que o público "minorca" também foi "músico". Divinal!
Agora...só resta agradecer aos pais por terem levado os seus meninos a esta festa da música. Agradecer também ás IPSS do Concelho, na pessoa da Dra Isabel Almeida (grande obreira desta actividade)
Agradecer aos músicos da Orquestra Juvenil do CCPOH: João Gonçalo Seabra; Rita Oliveira; César Faria; Margarida Pereira; Catarina Pereira; Rui Filipe Marques; Ricardo Marques;
Agradecer aos professores da Escola de Música e ao professor Daniel Correia (Director Administrativo da Escola de Música).
Estamos entusiasmados e com vontade de repetir por alturas do Natal!
Quanto a Oliveira do Hospital OK!!!!! Estou de férias. Até ao dia 23 de Agosto, para ensaiar a Orquestra.
Abraços
Batutaman

6 comentários:

César disse...

Foi espectacular! Adorei a experiência :) nunca tinha estado no meio de tanto bebé, muito menos tocar para eles. E ver as reacções deles, as brincadeiras...
As reacções deles e não só... enquanto os primeiros entravam, a guida estava maravilhada. só dizia: "tão lindos", "ai que fofuras", "que queridos"... não se calava :P

Para a próxima, pode contar comigo! :)

Boas férias!

Guida disse...

o cesar exagera x))
eram mesmo fofos...um apertou-me a mao :D ja' estou como o cesar, 'nunca tinha estado no meio de tanto bebe'

Decididamente gostei :))

Boas fe'rias!!*

Serenidade disse...

Mais uma vez fantástico!

Não há nada mais doce do que estar com eles ali no meio...

ver o sorriso daquelas crianças, as expressões de espanto, surpresa e alegria quando houvem os sons novos....

Simplesmente fantástico...

Espero que quando eu tiver um filhote ainda faça destas coisas e me deixe participar com o filhote e a tocar...
mas até lá... ui, ui...

beijo grande e boas férias!

César disse...

Descobri uma notícia. Leia e veja se reconhece o texto:

Aqui

rpviolino BATUTAMAN disse...

lol... lol :)
Tá-se bem! :)
abraço
Batutaman

Moura disse...

Boa iniciativa! É triste nestes momentos que as crianças se portam melhor que os pais...
Um abraço e parabéns pelos momentos que proporcionaste a estes futuros homens do amanhã. Educar para as artes é fundamental já que a corrente tem estas áreas como inferiores às ditas académicas/teóricas/puras...