quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Para os "musiqueiros" da Orquestra Juv. de OHP e para os outros que gostam de música: A VIOLA D ´ARCO

Ora então... viva a música :)
Hoje passei por aqui para vos falar de um instrumento Musical que começou a ser ensinado pela primeira vez na nossa Escola de Música ( a do Clube de Caça e pesca de Oliveira do Hospital)!
A VIOLA D´ARCO:
Pois bem, na nossa Escola já há Viola d´Arco! Já temos duas alunas a aprender e eu próprio, também adquiri uma destas violas e estou a tocar com estas alunas! É um espectáculo, pois é um instrumento com um som bem forte, e de volume alto. Estas nossas alunas e também eu, estamos a treinar todas as semanas.
Para que este instrumento se torne mais rápido e até mais fácil de aprender, fui convidar duas alunas que já sabiam música e que de alguma maneira, já tinham tido algum contacto com outro instrumento de corda friccionado, o Violino, para assim haver uma adaptação mais rápida.
Apenas um "se não"... a Viola d´Arco toca-se a ler na pauta pela Clave de Dó na terceira linha! Upss... Ora para quem está habituado a ler Clave de Sol e de Fá, a coisa não tem sido muito fácil!
No entanto como somos persistentes, apostámos que haveríamos de conseguir e assim, vamos trabalhando, e aos poucos, o problema da leitura começa a deixar de ser problema! Fiiiiixe!!!!
Assim sendo, já devorámos o primeiro livro e já vamos no segundo livro. Quanto à técnica, pois bem, tirando o facto de a escala ser bastante maior que a do violino (obrigando-nos a esticar mais os dedos), lá vamos nós tocando escalas, arpejos e melodias (em primeira posição) e utilizando até o dedo quatro!
Desta forma, neste início de Março vamos já começar a tocar peças para introduzir na nossa Orquestra! Ah pois é!!!!!
Mas falemos um pouco sobre este belo instrumento de timbre mais grave e até, porque não, mais suave (pelo menos para mim).
A Viola d´Arco, é um instrumento da família dos instrumentos de corda friccionada, posicionando-se entre o Violino e o Violoncelo.
A sua afinação é (da corda mais aguda para a a mais grave): Lá; Ré; Sol e Dó. Em relação ao Violino, não tem a corda Mi mas ganha uma corda mais grave, o Dó!
O seu formato e forma de tocar é igual ao Violino (entre o queixo e o ombro). O tamanho é muito maior que o Violino (as nossas de 16' têm quase o dobro do Violino). No entanto, integrada numa Orquestra, facilmente é confundida com o Violino, por ser igual no formato. Mas para quem não está ligado à organização dos instrumentos de uma Orquestra no palco, para quem quiser identificar esta Viola na Orquestra, posso dizer que está, por norma, situada à frente, ao meio e em frente ao Maestro.
Muito mais poderia dizer, mas por agora chega para o texto não ficar muiiiiiito longo ;)
Bom... vamos ter brevemente, novidades na nossa Orquestra Juvenil! Esperem e depois ouvirão :)
Até lá, toca a ensaiar na Viola d´Arco.
Saudações Musicais
Beijos e abraços,
Batutaman :)

Sem comentários: