quinta-feira, 7 de junho de 2007

Orquestra de OHP - CCPOH, os universitários: um pouco de "Graxa" :)

:) :) :) :) :) :) :)
Hoje quero falar de alguns elementos da Orquestra!
Ao longo do tempo irei falar de todos, mas hoje, quero homenagear um grupo de músicos da Orquestra bem especial!
São eles os "meus" músicos universitários.
Pois é... eles são especiais porque (tal como os restantes elementos), são espectaculares. Porquê?
Porque já há uns anos que não passava pela Orquestra um grupo de elementos que após a entrada para a faculdade, se mantivessem a tocar na Orquestra, mesmo estando bem longe a estudarem, como é o caso de alguns!
É normal num grupo juvenil, que ao longo dos anos e à medida que vão avançando nos estudos, os estudantes vão encontrando novos amigos, novos interesses culturais e desportivos. É também compreensível que quando colocados em faculdades longe da sua casa a distância faça desmotivar os jovens. Aliás, isso já aconteceu na nossa Orquestra, principalmente nos primeiros anos deste grupo. É por isso que eu fico sempre stressado quando sei que alguns são colocados a estudarem longe. Penso logo que vou ficar sem um,dois ou três elementos e como tal, volta a reestruturar todo o trabalho!
Agora o interessante, é o grupo que está comigo já há alguns anos, mesmo estando a estudarem longe de Oliveira.
É que estes jovens (alguns já homens e mulheres), continuam a actuar nos concertos, para minha alegria. OK! Eu sei que na maioria das vezes nem podem ensaiar uma vez por mês, mas... aos espectáculos lá estão eles! Se há peças novas ou alterações, eu faço chegar-lhes ás mãos pelos outros elementos e eles, lá vão trabalhando ou ensaiando em casa.
Para mim é um privilégio trabalhar com esta boa gente. Para além disso, eles são um bom e bonito exemplo para os mais novos da Orquestra. Por vezes, tenho poucos elementos a ensaiarem, mas sei que tenho os outros na retaguarda que são a "coluna vertebral" da Orquestra.
Também gostaria de dizer que o próprio Clube de Caça e Pesca é um feliz beneficiário com este tipo de atitudes que estes jovens têm!
Penso que é impagável o carinho e a amizade que estes "futuros doutores" têm para com a nossa Escola e principalmente para com a Orquestra Juvenil do CCPOH.
Espero não me esquecer de nenhum deles mas vou arriscar escrever aqui o nome deles:
    • Alexandra Almeida(violino);
    • Catarina Pereira(violino);
    • Rui Marques(Piano);
    • Pedro Tiago Seabra(Violino);
    • João Gonçalo Seabra(violino);
    • Tiago Faria(contrabaixo);
    • César Faria (Flauta tenor);
    • Rui Pedro Borges(violino);
    • Jonas Weber(Flauta/clarinete);
    • Marco Duarte(violino);
    • Joana Nabais (teclados);
    • Rita Oliveira(guitarra);
    • Sandra Miguel(flauta transversal);
    • Bruno Antunes(guitarra);
    • Fernando Ventura(viola baixo);
    • Cláudia Duarte(guitarra);
    • Margarida Pontes de Sousa(flauta transversal).
Para esta "maltinha 5***** " muito muito especial (trabalho e lido com eles desde os 7 anos de idade), um beijão e um abração do tamanho do mundo. Nunca mais os irei esquecer. Tenho a certeza que ao contrário também isso irá acontecer.
Agora, só falta dizer para continuarem a participar nos nossos espectáculos e nas nossas festas.
Olhem meninos... dia 1 de Julho é a festa de encerramento do ano lectivo da Escola de Música. Apareçam para darem uma ajudinha e para se divertirem. :)
Em Agosto há mais espectáculos. Não esqueçam o do anfiteatro romano da Bobadela.
:) :) :) :) :) :)
BATUTAMAN

8 comentários:

pensamentos instantanios disse...

muito obrigado!!!

o regresso a este grupo muitas vezes no meu caso após meses de ausencia é sempre muito agradavel,
é bom chegar e ver o carinho com que somos tratados, a evoluçao que existiu e as caras novas que dao continuidade a este projecto...

contudo nao podemos esquecer o nosso maestro esse sim de certo mais indispensavel.

um grande abraço

Bruno Antunes

César disse...

já brilha ;)

Nunca me deu para contar... somos tantos! E de nós todos, devo ter sido eu o único que senti menos dificuldades em me manter e continuar a ir aos ensaios... estou em casa :)
E é com muito orgulho que continuo a fazer parte deste grupo... para além do prazer que dá tocar, é aquele momento que todo o pessoal se junta, o convívio... às segundas feiras, no fim de um dia de aulas, aquele momento de descompressão...

Lembra-me como se fosse hoje (e já passaram uns anos) aquele dia em que vi aquela flauta grande :) pela primeira vez... seguida da pergunta "achas que consegues tocar esta flauta?" e que hoje faz parte da minha vida! Da minha primeira actuação com a orquestra, em Mortágua, à noite... que ainda hoje não sei se termia de frio ou de nervos ;)

E tudo isto graças a quem? A um grande maestro de nome Rui Pinto, a nossa "consciência musical" ;) a quem também eu quero agradecer!

Um abraço... e até sábado :)

Tozé Franco disse...

É bom trabalhar com gente assim.
O nome Fernando Ventura não me é estranho...
Um abraço.

ManuelNeves disse...

Viva!

Houvera mais Homens como o Maestro e dedicado Professor, e o panorama cultural português de certeza que seria diferente. A formação musical deveria aparecer na vida das pessoas, no mínimo, ao mesmo tempo que entram para o ensino básico. Mas levada a sério, não com música da carochinha de fazer adormecer criancinhas. Se chegou o Inglês, porque não a ...música.

Um Abraço

rpviolino BATUTAMAN disse...

Caro Manuel Neves, o meu obrigado antes de mais.
Quanto à Formação Musical a partir do início do 1ºciclo... em breve postarei sobre esse assunto. É na verdade um tema bastante "interessante" para se falar e ou discutir! Então estas novas "técnicas" decontratar professores via autarquia para darem aulas (?) no 1º Ciclo é no mínimo...uma ideia de... sei lá, iluminados? Se calhar o termo é leve demais. Enfim
abraço
Batutaman

Serenidade disse...

Chegar ao final de um dia um tanto cansativo e ler um texto destes é realmente gratificante...

Os ares do Norte sempre me empurram de volta... Reencaminhavam-me para as minhas "claves de sol" bem assentes nesta terra... Não é para todos entrar na prisão "quase" de fraldas e permanecer lá depois de todos estes anos...

A orquestra é um pedaço de mim, uma melodia da qual não sou capaz de me cansar... Quantas vezes, atolada em anatomias e fisiologias e outras coisas parecidas me escapei de casa... O trabalho esperava e verdade se diga que depois do ensaio as coisas corriam melhor... (se não fosse ensaiar ficava a fazer que estudava!:))

Mas se hoje sou parte da mulher que sou ao grande MAESTRO o tenho que agradecer...

Obrigado por ser o Amigo, o Conselheiro, o Mestre... Simplesmente obrigado!

E Vai um EFERREA para a orquestra!!!

A Faneca, a Chenca, a estovada 47 ou a Maria das Couves, é o que lhe apetecer!

Um grande beijo na careca!

Moura disse...

Grande grupo e grande maestro. Acompanhar jovens na sua caminhada e transmitirmos a eles o que sabemos com o intuito de eles fazerem melhor é reconfortante.
Um abraço

Unknown disse...

BATUTAMAN...OU BATUTAMEN...OU SE PREFERIR SPIDERMAN...:)

É SEMPRE RECONFORTANTE ESTAR NA ORQUESTRA, PRINCIPALMENTE CONSIGO...

AO FIM DE TANTOS ANOS A VONTADE DE CONTINUAR NÃO ESMURECE...

CONSIGO APRENDEMOS... A FAZER DE "CADA MOMENTO UMA VIDA E DA VIDA UM MOMENTO ÚNICO..."

BEIJINHOS E ABRAÇOS

Rita e Gonçalo...