segunda-feira, 17 de março de 2008

ORQUESTRA JUVENIL EM ACANTONAMENTO MUSICAL - CASA DAS MIMOSAS - SENHORA DO DESTERRO

A Orquestra Juvenil do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital na “Casa das Mimosas SJ” Senhora do Desterro – S. Romão.
Mais uma grande actividade que a Escola de Música e a sua Orquestra Juvenil vão levar a cabo nos próximos dias 25, 26 e 27 de Março de 2008 (período das férias da Páscoa).
Pretende-se que num ambiente de sã camaradagem e amizade, os elementos da Orquestra Juvenil se juntem durante três dias para trabalharem intensamente a música, acantonados na Casa das Mimosas, na Senhora do Desterro, em S. Romão.
Os objectivos que se pretendem atingir são:
• Cultivar a música de forma intensa e em ambiente de grande calma e concentração,
• Praticar e treinar música sem estar sujeito a horários e compromissos que muitas vezes destabilizam o trabalho de ensaio de um grupo que pretende apresentar um projecto sério e honesto!
• Partilhar experiências musicais entre todos os elementos da Orquestra com apoio e coordenação dos professores da Escola de Música,
• Desenvolver a criatividade musical de forma desinibida e descomprometida.
• Trabalhar a audição como pesquisa e critica musical,
• Conviver de forma intensa uns com os outros, para que resulte numa amizade (que como é óbvio já existe), mas que pode ser muito mais sedimentada!
• Estar descomprometido num local diferente, com uma paisagem muito bonita, em sossego total e sem interferência de qualquer poluição sonora ou ambiental!
• Participar nas actividades de comunidade: refeições, limpezas, trabalhos de grupos, etc.
Este “Acantonamento Musical”, como já foi referido, será coordenado pelos professores da Escola de Música: Rui Luís Pinto (Maestro da Orquestra), Pedro Tiago Seabra, Rui Filipe Marques e Jonas Weber (se ele vier da Alemanha passar férias).
No fim dos trabalhos realizados neste acantonamento, a Orquestra Juvenil poderá vir a oferecer aos moradores da Senhora do Desterro (se o tempo ajudar, claro) um espectáculo acústico ao ar livre.
Este é mais um desafio da Orquestra Juvenil, como forma de sedimentar a sensibilidade artística, o treino e o ensaio com mais maturidade e até, porque não dizer, com um certo grau de profissionalismo. Por outro lado, pensamos ser também um trabalho diferente para todos os envolvidos, sem os “vícios” da habitual sala de ensaios. Também a importância do ambiente isolado, calmo e sereno, sem interferências das Televisões e ou Internet.
Finalmente, a importância do convívio e camaradagem entre todos os presentes.
Até ao presente momento, temos quase todos os elementos da Orquestra inscritos. Também convidámos alguns elementos da Escola de Música que em breve irão também fazer parte da Orquestra. Estão todos a fazer já a contagem decrescente para a partida. Há uma grande expectativa no ar!

3 comentários:

Serenidade disse...

Como eu sei que se eu não for o homem da batuta fica tristinho e com beicinho,eu vou tentar fazer uma forcinha para ir...

Ai, a falta que uma cota estovada faz nesse terra...

beijo grande!!

rpviolino BATUTAMAN disse...

Àh pois é bébé:)
E se não fores... vais fazer falta.Pena!
E outros que eu gostaria de ver por lá.
Se tudo correr bem, para o ano há mais.
beijo
>Rupi

César disse...

Uma coisa podem ter a certeza... vai ser o melhor acantonamento da orquestra até hoje ;)

Catarina... tens k ir :P
ai d ti k n vás :P
Tu e os outros que estão pendentes... já temos uma baixa de peso e se houver mais não vai ser a mesma coisa.

dia 25 la nos encontramos ;)